SOBRE


OS ALICERCES DESTA CASA




CRIATIVIDADE | Acreditamos de coração em algumas verdades fundamentais. Uma delas é a de que todos somos seres criativos, apenas precisamos de um empurrãozinho para encontrarmos a porta do infinito labirinto que é a nossa potencialidade criativa. Aqui, partilharemos a nossa jornada na descoberta da criatividade, ensinando aquilo que vamos aprendendo pelo caminho e estando sempre disponíveis para aprender também com quem nos lê. A intenção deste espaço é tornar-se um pátio de inspiração, de partilha de dicas, histórias e experiências que mostrem como há sempre espaço e tempo para tornarmos o mundo o lugar mais bonito.







PARTILHA | Tal como a felicidade é partilha, também a criatividade o é. O Palavra-padrão nasceu com a ambição de se tornar uma comunidade, e mais do que qualquer outro objetivo, é esse que queremos cumprir. Queremos tornar este lugar online um lugar de partilha e conversa solta, em que qualquer pessoa é convidada a enriquecer a nossa visão do mundo com a sua própria. A Internet, acreditamos, é uma fonte inesgotável de laços por atar, e por aqui estamos nós, a oferecer-vos uma ponta.





NATUREZA | A criatividade não acontece no vazio. Ela alimenta-se das nossa experiências e vivências quotidianas, da natureza e da sociedade, e por isso acreditamos que trabalhando para um mundo mais equilibrado a todos os níveis, só teremos todos a ganhar. Não é segredo para ninguém que este espaço é um reflexo das nossas crenças e ideais. Nos últimos anos temos feito um esforço para nos tornarmos mais conscientes e ativos a nível ambiental e ecológico, e por isso queremos que o Palavra-padrão também reflita essa vontade. Atenção: desengane-se quem espera de nós uns cidadãos irrepreensíveis a esse nível... somos só aprendizes deste dever global que é ir fazendo cada vez mais e melhor pelo planeta! 



MINDFULNESS | Se o ambiente que nos é externo é ponto-chave para desenvolvermos o nosso lado mais criativo, ainda mais o é o nosso ambiente interno... Falamos do cuidar de nós, do chamado mindfulness, da permanente necessidade de nos entregarmos à tarefa linda que é fazermos o que nos faz sentir bem e aconchegados. Aqui também falaremos disso, do avesso de sermos nós, de um conjunto de inspirações ao lado de dentro de forma a não nos perdermos nunca dos caminhos do bem-estar pessoal.







INFINITAS POSSIBILIDADES | Não poderíamos não deixar a porta aberta para o maior princípio que nos guia, não só no blog mas na vida: o guião do improviso, a viagem sem mapa,  a tela em branco para construir com a imaginação tudo o que nos apetecer. O espanto por existir vem, sobretudo, quando baixamos a guarda e nos deixamos surpreender pelo inesperado. É isso que também queremos aqui, surpreender e ser surpreendidos pelas infinitas possibilidades. 
O MANIFESTO

O palavra-padrão é uma casa aberta:
procuramos a gente inquieta, com pulguinhas na imaginação,
o pessoal dos bichos carpinteiros das ideias sem pés e cabeça,
os que não param "'quétos" na tarefa árdua de admirar o mundo.
Temos porta aberta para fascinados e curiosos,
e um chocolate de recompensa para os espantados por existir.
Queremos juntar uma comunidade dos melhores do mundo a gostar da vida (ou os que estão ainda aprender).
Sim! Propomos um jantar que não acabe nunca com os que todos os dias aprendem alguma coisa, 
mas também com os que falham. Se falhas, o teu lugar também é aqui. 
Procuramos os que dão 20 valores na arte de ser contente. E os que tentam. Os apaixonados pelo dia-a-dia, os entusiastas do estar presente, os que agradecem por tudo e por nada. 
Este é um espaço para os criadores, e há uma única verdade que segura os alicerces desta casa online: qualquer um pode criar. 
Isto é para ti, que até gostas de mexer em tintas mas não percebes nada de pintores. É para ti que achas que não sabes escrever um poema. E para ti, que julgas ser tarde de mais para aprender a dançar. 
Queremos os que gostam de cozinhar, os que gostam de comer, os que vivem para a escrita, para a fotografia, para o humor, para o desenho, para as viagens, para a moda, para os jogos online, os que perdem a cabeça por livros, por carpintaria, política, croché, meditação, nutrição, gatos, plantas ou bolas de neve. Queremos os aficionados por colecções, os cromos dos cromos, os do desporto, os da ciência, os dos animais, os dos números ou das pessoas... se tens uma paixão, este lugar já é teu, se não tens, entra e senta-te à mesa. Vamos conversando um bocadinho que ela deve estar mesmo a chegar.